Havaianas - Um case de sucesso

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O ditado popular "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim" inspirado na música "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi, pode ser melô de muitas marcas e empresas, mas com certeza não é, nem de longe, o hino das Havaianas.
Se você está na casa dos 20 anos, caminhando para os 30, com certeza se lembra dos comerciais dessa marca que rolavam na TV. As Havaianas eram o chinelo que se usava para tomar banho, ficar em casa, mas nunca, jamais, em hipótese alguma, era acessório para ir a um passeio. Inspirada nas Zori (sandálias japonesas), a marca Havaianas foi lançada no Brasil em 1958 pelo Grupo Camargo Côrrea. Com o valor acessível, durante muito tempo Havaianas carregou o título de "sandália de pobre". Na década de 90, no entanto, a empresa começou seu processo de mudança e, creio eu, também o seu processo de renascimento. A diferença na abordagem nas propagandas não deixa dúvidas sobre a mudança do foco de público. Para os meros mortais, como a redatora web que vos escreve neste momento, Havaianas sempre foi um case intrigante. Uma marca conseguir mudar a maneira como o mercado a vê é sem sombra de dúvidas um feito heroico, porém, basta dar uma lida mais aprofundada para descobrirmos que nada foi feito de um dia para o outro e que houve muito estudo, estratégia e investimento por trás de cada ação, além, claro do investimento. Pra se ter uma ideia do que estou falando, em 2003 a empresa enviou uma sandália com rubis para cada indicado ao Oscar (deve ter custado uma nota, mas o up que tal ação deu nas exportações deve ter valido a pena. Atualmente a empresa chega exportar 22 milhões de pares por ano).
Enfim, é possível mudar a maneira como uma marca se posiciona no mercado, tá aí a Havaianas pra não me deixar mentir, mas é preciso também $uar bastante pra isso.

Veja abaixo a diferença da abordagem da marca em suas propagandas.




E aí, se lembram de algum outro case que permitiu que a marca, ao mudar de foco, conseguisse ampliar seu target e injetar novo ânimo em suas vendas? Se lembrar, comente aqui!

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