Marketing Social: Por que fazer?

10:58 NETBLOG 0 Comentarios


O Brasil tem passado por grandes mudanças culturais nas últimas décadas, as pessoas estão mais ativas e mais engajadas sobre tudo o que as cercam. Os brasileiros estão cada vez mais engajados com problemas de natureza social e causas que influenciam o seu modo de vida. Os protestos e as manifestações que ocorreram no Brasil recentemente são exemplos dessa conduta.

Como consumidores, as pessoas também estão mais exigentes. Também exigem e cobram uma postura socialmente correta de suas empresas e marcas favoritas, influenciando diretamente o modo como uma empresa deve se portar. Hoje não basta para uma empresa apenas oferecer serviços e produtos. A organização também deve ter posicionamentos e colocá-los em prática em prol de causas que beneficiem a população. Nesse contexto surge a necessidade de empresas investirem em marketing social e causas sociais para serem bem aceitas pelos consumidores.

O que é marketing social?

Enquanto o marketing comercial procura transmitir vantagem de um determinado produto/serviço ou marca, o marketing social procura transmitir a importância de determinadas acções. A especificação do marketing social ocorre principalmente ao nível do seu objecto (consciência social) e nos objectivos a que se propõe (despertar consciências, modificar atitudes e alterar comportamentos).


Por que fazer marketing social?

Em um mundo no qual as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os problemas de natureza social, o marketing social torna-se um diferencial para a empresa que o pratica. O marketing social não somente proporciona grandes benefícios para a sociedade, como também colabora para que a imagem corporativa de uma empresa seja bem vista por seus consumidores, colaboradores, fornecedores e mídia. Além de criar um diferencial perante os concorrentes, uma organização que investe em marketing social também pode direcionar o seu posicionamento para o tema em campanhas publicitárias.

Como todo outro negócio, companhias de mineração estão sobre crescente desconfiança de formadores de opinião e do público em geral. A Anglo American, multinacional com um elevado perfil no sector extractivo primário, entende sua responsabilidade social e estatele-se metas anuais visando o desenvolvimento sustentável da empresa.


A companhia está envolvida em uma série de iniciativas para ajudar as comunidades em que atua , tais como testes e prestação de novos serviços locais, como escolas e postos de AIDS. A empresa possui um software de avaliação sócio- econômica que ajuda a medir o impacto de suas operações e a partir desses resultados desenvolver projetos com as comunidades locais para resolver problemas e para apoiar iniciativas como o desenvolvimento de pequenos negócios ou parcerias com os agricultores locais .

Os benefícios financeiros e não financeiros para a mineradora e seus acionistas podem ser notados de várias formas. Por levar em conta as questões sociais e ambientais, a Anglo American é considerada uma companhia confiável, possuindo parcerias de negócios muito sólidas. A empresa tem licença para operar em países como África do Sul, Brasil e Chile , desempenhando um papel importante no incentivo e desenvolvimento empresarial local.

O Crescer, um dos projetos sociais da Anglo American no Brasil, oferece cursos para pequenos e médios empresários urbanos ou rurais de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e Serro (MG) - municípios envolvidos no Projeto Minas-Rio - com foco em oportunidades e organização de negócios, viabilidade econômica e marketing.


Fonte:  Plugcitarios
Business ethics and corporate social responsibility "An Anglo American case study"
Tradução: Thais Reis

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga